Talvez seja essa a perguunta que muitos jogadores e treinadores fazem, sempre que entram num estádio de futebol em Portugal. Não é difícil de apanhar um jogo da 1º divisão portuguesa de futebol, onde estejam menos de 1000 pessoas no estádio (no passado dia 13 de Fevereiro, no jogo Naval 1º de Maio contra Académica estiveram 988 espectadores na Figueira da Foz, num estádio que leva pouco mais de 10000 pessoas).
Claro que estamos em tempos de crise e o dinheiro é curto, por vezes os horários não são os mais favoráveis com jogos à noite, e por vezes durante a semana, mas só isso não justifica: em Portugal temos dos melhores e mais modernos estádios na Europa, com excelentes condições e com boas acessibilidades na maioria dos casos. Somos um país com grande tradição no futebol, onde nasceram e passaram grandes estrelas do desporto-rei e onde se vivem rivalidades intensas, tais como Sporting-Benfica, Vit. Guimarães- Sp. Braga, Benfica-Porto, entre outras. Portanto seria de esperar que os adeptos aderissem mais aos jogos, o que infelizmente não acontece, como podemos ver neste quadro com as médias das assistências na 1º liga portuguesa desde a época 2000 até 2010:
O que fazer para mudar esta situação ? Nós temos algumas sugestões como baixar os preços dos bilhetes e realizar mais jogos no Sábado e Domingo à tarde.
O que acham destas medidas ? Se tiveram mais algumas, partilhem connosco de modo a tornar mais interessante uma ida ao estádio.
Na realização da tabela, usamos os dados dos seguintes sites:
Muito bom, gostei da tabela com as assistências em Portugal. Penso que em Portugal o que condiciona as idas aos estádios nem é o preço dos bilhetes, nem as horas, mas sim a qualidade das equipas, e têm o exemplo do Benfica o ano passado, e o Sporting este ano.
ResponderExcluirBom trabalho
SL
Concordo com o 1º comentário feito! Sem dúvida que não só a qualidade das equipas e do futebol que produzem em campo mas igualmente o medo de jogar em ataque constante, em jogar da mesma maneira contra todas as equipas! Na liga Inglesa não vejo equipas a jogar para o empate, essa é a verdade. Em Portugal o espectáculo fica de parte quando o interesse das equipas é simplesmente jogar para conseguir um ponto e por vezes nem rematar à baliza adversária :)
ResponderExcluirA verdade é que enquanto não se mudar a mentalidade das pessoas que dirigem os clubes, o futebol será sempre assim em Portugal! Talvez seja por isso que Portugal não se encontra melhor posicionado no Ranking da Uefa, porque apenas 3/4 clubes jogam para ganhar os jogos todos (talvez hoje em dia sejam 5/6) e lutam por objectivos maiores que a manutenção :)
Quando se deixar de lado essa ideia e se começar a jogar futebol em todos os estádios, não haverá diferença no preço do bilhete, sejam ele de 5€ ou de 25€.... Hoje em dia queremos é ver qualidade no futebol, como não há qualidade não se paga, como não se paga não há expectadores, não há expectadores não há lucro, não há lucro os clubes acabam por se afundar (e aqui inclui-se o país!)
Continuem o trabalho malta :)
I. Coelho
Em relaçao a esse jogo da Naval como sou da figueira so me resta dizer que é perfeitamente normal a assistencia,sempre foi assim...40% dos adeptos tem bilhetes de graça e mesmo assim nao vao ao estadio(fontes seguras prque eu era atleta do clube na area de basket e ia ver os jogos a pala).mas resumindo penso que o futebol ja nao é o que era...é mesmo um negocio e sao poucos os que jogam por amor a modalidade.os estadios hoje em dia so enchem quando joga a seleçao nao e´?bendito Scolari que consegiu acender uma chama...mas futebol nao é so naçao e dinheiro!basta vermos os jogos de paises de terceiro mundo e vemos como eles jogam por prazer!eu nao jogo nadade futebol,mas as vezes ha jogadores que me irritam solenemente!andam a semana toda a treinar e chegam ao fim de semana e falham golos atras de golos!eu proprio se recebesse o que eles recebem ate comia a relva...penso que quem tem culpa nisso tudo é a propria direçao dos clubes,as federaçoes e os ditos magnatas que vieram estragar o mercado e a visao das pessoas pelo futebol.
ResponderExcluirBoas. Eu também sou da opiniao que a qualidade do futebol apresentado dita o numero de espectadores presentes no estádio, pois quanto maior fora a qualidade das equipas mais interessante se torna o jogo. Mas no caso do meu país (Portugal) pense que ha outro problema além desse. Em portugal o futebol infelizmente quaze que se resume a apenas 3 clubes, os ditos 3 grandes de portugal, nem preciso de dizer os nomes. Podemos ver o exemplo da Inglaterra, em que todos os clubes tem uma massa de adeptos muito significativa, a populaçao, em grande parte, defende com unhas e dentes a equipa que pertence á sua cidade ou ao seu bairro por exemplo, mesmo que essa equipa nao seja nem sequer candidata ao titulo! Isto e muito importante. É claro que clubes como o Man Utd ou o Man City têm mais adeptos do que uma equipa que luta para nao descer, mas nunca se assiste á triste figura que se ve em Portugal de estarem 100 ou 200 adeptos da Naval a apoiar a equipa. Isto é culpa de uma ideia que ja esta instalada na sociedade em que a populaçao do país so pode optar por apoiar um dos 3 grandes. uma criança quando é pequenina é logo influênciada a ser do Benfica, do Sporting ou do Porto, mas porque???? porque nao a deixam crescer e escolher a sua vontade, até pode simpatizar com uma equipa da segunda divisão! Isto é a minha ideia, e infelizmente nao acredito que esta situaçao possa mudar.
ResponderExcluirCumprimentos e continuaçao de bom trabalho. Está a ficar muito interessante.