domingo, 17 de abril de 2011

Receitas














As cinco principais ligas europeias arrecadaram 631 milhões de euros em receitas de “merchandising” e direitos de licenciamento na temporada de 2009-10, o que representa um aumento de seis por cento face a 2008. A Liga espanhola aparece no primeiro lugar, graças ao Real Madrid e Barcelona.
Segundo um estudo da empresa Sport+Markt, os clubes da Liga espanhola receberam 190,1 milhões de euros, com o Real Madrid e o Barcelona a serem responsáveis por 80 por cento deste valor.

No ranking, seguem-se os clubes ingleses (167,5 milhões), alemães (129,7), italianos (76,9) e franceses (66,6). Numa análise alargada a mais cinco ligas europeias (Holanda, Polónia, Rússia, Turquia e Ucrânia), as receitas atingem os 727 milhões de euros.

O ranking por clubes é liderado pela equipa espanhola do Real Madrid, seguido pelo Barcelona, Liverpool, Bayern de Munique e Marselha. O "top ten" integra ainda clubes como o Manchester United, Milan, Inter, Lyon e Fenerbahçe.

A venda de camisolas continua a ser a principal fonte de receitas de "merchandising", cabendo-lhe uma quota de 50 por cento destes montantes. As gigantes Nike e Adidas venderam em conjunto 13,7 milhões de réplicas dos equipamentos oficiais dos clubes, o que representa 83 por cento das vendas. As restantes 34 marcas representadas no estudo ficaram-se pelos 2,3 milhões de camisolas vendidas (17 por cento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário