quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Negócio Red Bull no Futebol


A Red Bull é umas das empresas mais conhecidas e mediáticas a nível mundial. Com base na cidade austríaca de Fuschl am See, esta empresa, famosa pelas suas bebidas energéticas, tem lucros de cerca de 3.3 mil mihões de euros anuais. No entanto possui vários tipos de negócios fora do mercado das bebidas, entre eles no futebol, sendo exemplos disso o FC Red Bull Salzburg (Áustria), os New York Red Bulls (EUA) e o RB Leipzig (Alemanha). 
Sendo recebida com muito apoio no mercado americano, as equipas da Red Bull na Europa não receberam o mesmo entusiasmo pelos eufóricos adeptos do futebol europeu. Na Áustria, o FC Red Bull Salzburg foi muito contestado pelos adeptos do original SV Austria Salzburg. Após a compra da empresa, a 6 de Abril de 2005, prontamente os símbolos de um clube com mais de 70 anos de história foram alterados, começando pelo nome, o símbolo e até o estádio. Isto deu origem a uma divisão de adeptos: os “Vermelhos e Brancos”, que apoiam a nova equipa, e os “Violeta e Brancos” que apoiam a antiga equipa e querem preservar a história do original SV Austria Salzburg - que mais tarde viriam a formar uma nova equipa. 
Os mesmos protestos surgiram na Alemanha, quando a empresa tentou comprar o FC Sachsen Leipzig, uma equipa com uma rica tradição, mas com muitos problemas financeiros. Após meses de violentos protestos, a Red Bull desistiu da compra e formou uma nova equipa: o RB Leipzig (devido às regras de Federação Alemã de Futebol, que impede o nome de empresas e produtos em equipas de futebol, tanto o símbolo como o nome da equipa não contêm o nome Red Bull, mas sim as suas siglas RB). 
Os adeptos tentaram resistir a estas mudanças radicais na forma de gerir uma equipa de futebol, de modo a preservar os verdadeiros valores do futebol. Por toda a Europa surgiram vozes de protesto contra estes novos tipos de equipas e a crescente comercialização do futebol. Mas será sempre uma luta com dois lados: de um lado estão os adeptos fervorosos e apaixonantes, que apoiam a equipa da sua cidade, com orgulho na sua história e tradição, do outro, os adeptos que querem vitórias e títulos, sendo a favor dos grandes investimentos feitos no mundo do futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário